Objetivo
Apoiar as ações relativas ao Programa Biometria 2015/2016 no estado do Amazonas, em cumprimento à Resolução- TSE nº 23.335/2011, mediante seleção e contratação de 350 (trezentos e cinquenta) estagiários de nível superior para atuação no recadastramento biométrico do eleitor.
Justificativa
Objetivando assegurar um sistema de votação efetivamente democrático e mais seguro, nos últimos anos várias tecnologias foram desenvolvidas e têm sido aplicados pela Justiça Eleitoral Brasileira. A biometria é a mais recente delas, uma iniciativa que propõe imprimir mais seguranças à identificação do eleitor, haja vista que o uso dessa nova tecnologia nas eleições busca excluir a possibilidade de uma pessoa votar outra, tornando inviável a fraude no procedimento de votação.
No Brasil, o total de eleitores é da ordem de mais de 141,4 milhões de pessoas (TSE, abril de 2013), incluindo nesse total os eleitores de urnas eletrônicas tradicionais e os que já têm seu cadastro biométrico ativo, o que acontece em diversas áreas do país desde o ano de 2008. Na votação com procedimento de identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.
O atendimento em todos os cartórios eleitorais do estado para coleta de dados biométricos é realizado, exclusivamente, por agendamento prévio no site do TRE-Am. Com o agendamento, o eleitor escolhe dia e horário, entre 7h e 12h, para ser atendido em um dos postos de atualização cadastral disponíveis.
Estágios Gerados
350 gerados
Valor Total
R$ 2.413.698,00