Manaus, 30 de Janeiro de 2023
Processos Seletivos Portarias Licitaes Compras Diretas Legislaes Multimdia Transparncia
Projetos E Programas
Projeto de Apoio Dinamizao das Cadeias Produtivas Agropecurias do Amazonas
Objetivo

Apoio a Implementação do projeto no âmbito dos programas e subprogramas da política estadual de desenvolvimento sustentável integrado da produção agrícola, pecuária, florestal, pesca e aqüicultura, formulados e coordenados executados pela Secretaria de Estado de Produção Rural – SEPROR, e executados pelas suas vinculadas (IDAM, ADAF, ADS) com vistas a complementar sua capacidade operacional para o alcance das metas estabelecidas para alavancar o desenvolvimento rural sustentável e o aumento da produção de alimentos nos 62 municípios do Estado do Amazonas.

Justificativa

O Estado do Amazonas possui uma população de 3.873.743 habitantes, sendo 79,09% urbana e 20,91% rural. O setor primário é o ramo da economia que mais gera ocupação laboral no Amazonas: Geram 286 mil postos de trabalho, enquanto concentram-se 264 mil no comércio, 200 mil na indústria, 179 na indústria de transformação, 117 mil na construção civil e o restante nos demais serviços (IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua trimestral janeiro - março 2015).

A população Amazonense consome anualmente 1,2 milhões de toneladas de alimento a um custo aproximado de 2,5 bilhões de reais. Parte significativa desses alimentos é importada de outros estados brasileiros, fazendo com que grande parte da riqueza do Estado seja escoada para fora. Esse alimento pode ser produzido localmente, gerando renda para a população rural e segurança alimentar.

A Secretaria de Estado de Produção Rural – SEPROR em sua missão precípua é responsável pela formulação, coordenação e implementação da política estadual de desenvolvimento rural integrado, e nesse sentido busca realizar ações que propiciem o aumento da produção de alimentos para tornar o estado do Amazonas auto-suficiente.

Para cumprimento desse objetivo, a SEPROR criou diversos programas e subprogramas que visam unir de forma estruturada os elos das cadeias produtivas rurais permitindo o alcance das metas traçadas para diversos setores envolvidos como produção agrícola, pecuária, florestal, pesca e aqüicultura, no entanto a sua atual estrutura técnica e administrativa, não tem demonstrado a capacidade necessária para o alcance de suas necessidades, sendo necessário para tanto o fortalecimento do gerenciamento e supervisão desta política pública.

À SEPROR, caberão as funções princípios de Formulação, Coordenação e Supervisão das atividades a serem desenvolvidas nas diversas Cadeiras Produtivas organizadas nos Programas e Subprogramas de Produção Rural a serem apoiadas por este Projeto.

Por outro lado, a execução das múltiplas atividades programáticas do projeto, ficará a cargo das Instituições vinculadas à Sepror:

Ao IDAM – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, com uma rede de sessenta e seis territórios locais, nos municípios do interior e da capital, e um efetivo de quatrocentos (400) servidores caberá à execução dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural.

À ADAF – Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas, com uma rede de quarenta e sete unidades de vigilância sanitária local (UVL) nos municípios do interior do Estado e na capital, e um efetivo de duzentos e dez servidores, caberá a execução dos serviços de Defesa Sanitária Animal e Vegetal.

À ADS – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, com um efetivo de setenta servidores, caberá a execução dos serviços de Apoio à Comercialização da Produção Rural da agricultura familiar, bem como, a execução dos Programas de Regionalização da Merenda Escolar, do Fomento à Agroindústria de Móveis e, a organização de Feiras e Produtores e Exposições Agropecuárias.

Portanto, as dimensões e as complexidades das múltiplas ações desenvolvidas pelos organismos de estrutura sistemática da SEPROR, envolvendo seiscentos e oitenta (680) operadores na área de execução; exigem uma rigorosa estrutura do sistema de coordenação, supervisão e assessoramento técnico e administrativo.

A conjugação de recursos técnicos e financeiros, bem como de infraestrutura possibilitará a realização das ações e atividades propostas neste projeto, que se caracterizam em apoiar o gerenciamento (assessoria) e acompanhamento de ações que se destinam a dinamização das cadeias produtivas agropecuárias, com conseqüente de acesso às políticas públicas ao homem do campo e a promoção do desenvolvimento rural sustentável.

Empregos Gerados:

104 gerados