Manaus, 30 de Janeiro de 2023
Processos Seletivos Portarias Licitaes Compras Diretas Legislaes Multimdia Transparncia
Newsletter
Projetos E Programas
Enviar por e-mail Imprimir
Projeto de Apoio Implantao do Modelo de Servio Residencial Teraputico (SUSAM)

Foto: Paulo Martins

 

Objetivo


Apoiar a implantação do modelo de Serviço Residencial Terapêutico (SRT) como alternativa de moradia para portadores de transtornos mentais, egressos de longa permanência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro e Hospital de Custódia da Cidade de Manaus.


Justificativa


No Brasil, nas últimas décadas, a busca por políticas de atenção à saúde mental que se consolidem como estratégias que assegurem o pleno direito das pessoas acometidas por transtornos mentais tem sido amplamente discutidas, principalmente no que tange ao questionamento do modelo assistencial em saúde mental vigente no país.


No estado do Amazonas, aproximadamente, uma parcela de 12% da população é acometida por transtornos mentais de leves à graves e 20% necessitam de tratamento no campo da saúde mental. Segundo dados da OMS (2001), os problemas com transtornos mentais e comportamentais aparecem 05 (cinco) vezes em uma lista que elenca as 10 (dez) principais doenças incapacitantes que acometem a população da faixa etária entre 15 a 44 anos, citam-se: transtornos depressivos unipolares, transtornos devidos ao uso de álcool, lesões autoprovocadas, esquizofrenia e transtornos afetivos unipolares.


Frente a esse contexto e em cumprimento às portarias Nº 1.220 de 07.11.00 e Nº 3.090 de 23.12.2011, o Governo do Estado do Amazonas e a Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), comprometidos em promover a melhoria da qualidade de vida dos potencias beneficiários desta ação, propõem a implantação na cidade de Manaus do Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – TIPO I e II. O SRT entregue a comunidade compreenderá um complexo residencial composto por 08 (oito) residências, sendo 07 (sete) residências terapêuticas do Tipo II e 01 (uma) do Tipo I, localizadas no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, contando ainda com o apoio do CAPS – Dr. Silvério Tundis, localizado na mesma base territorial.



Público Alvo


Portadores de transtornos mentais egressos de internações de longa permanência nas unidades hospitalares – Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro e Hospital de Custódia.

 

Empregos Gerados


40 (quarenta)



Valor Total

R$ 1.370.786,95

SIGA A AADES
Fique Informado