Manaus, 30 de Janeiro de 2023
Processos Seletivos Portarias Licitaes Compras Diretas Legislaes Multimdia Transparncia
Newsletter
Projetos E Programas
Enviar por e-mail Imprimir
Projeto de Apoio s Atividades do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amaznia - CTARA

Objetivo

 

Apoiar o Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia – CTARA que tem como finalidade desenvolver, democratizar e universalizar a prática esportiva de Alto Rendimento, oferecendo condições de excelência material e profissional para os atletas e paratletas destacados de todo o país e, principalmente da Região Amazônica, além de promover intercâmbios internacionais.

 

Justificativa

 

O Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) foi inaugurado no ano de 2004, tornando-se responsável pela oferta de suporte aos atletas em 09 (nove) modalidades olímpicas (atletismo, boxe, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e tiro com arco) e 05 (cinco) paraolímpicas (atletismo, natação, tênis de mesa, halterofilismo e tiro com arco). 

 

Notoriamente existe uma carência de locais específicos para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento que possa dá suporte a várias modalidades em um mesmo espaço. Frente a esta situação o Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia – CTARA desenvolve a proposta do projeto dentro das instalações da Fundação Vila Olímpica (FVO), localizada à Avenida Dom Pedro, n° 400, Conjunto Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da cidade de Manaus. Atualmente beneficia cerca de 100 atletas.

 

A localização do CTARA em Manaus é estratégica, quanto a deslocamento de atletas da Própria região, tendo em vista que se tem o Norte Roraima e Amapá, ao Sul o Acre e Rondônia e ao Leste o Pará e Tocantins, destacando também que Manaus está numa posição privilegiada para todos os países da América Central e Caribe. Outro aspecto importante é que o CTARA está instalado em um local com clima único que pode servir de base para preparação quando esta visar uma especificidade neste contexto.

 

O centro de treinamento conta com toda infraestrutura de suporte como hotel, restaurante, centro médico, odontológico, fisioterapêutico e academia de ginástica, proporcionando assim completo atendimento aos atletas, paratletas e técnicos beneficiários do Centro.

 

Diante da importância e carência no Estado, referente a locais específicos para a prática e oferta de infraestrutura voltada ao esporte, o projeto justifica–se pela continuidade no processo de formação e desenvolvimento de atletas e paratletas, principalmente do Estado do Amazonas, como também o desenvolvimento de intercâmbios internacionais tanto no desporto olímpico,como no paraolímpico, além de contribuir para o processo de criação de uma política de estado onde possa sedimentar as diretrizes do esporte de alto rendimento, criando cada vez mais novas parcerias tanto da iniciativa pública, como da privada.

 

Pretende–se através da manutenção do CTARA, treinar atletas do Amazonas em vista de formar equipes medalhistas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016; Ter paratletas do Estado do Amazonas, Medalhistas nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro em 2016; Democratizar o acesso de atletas e paratletas de todo o país e principalmente da região Norte do Brasil à prática do esporte de alto rendimento; Possibilitar o desenvolvimento sociocultural e esportivo dos atletas e paratletas de todo o país e principalmente da região norte do Brasil através de intercâmbios nacionais e internacionais; e possibilitar a capacitação e atualização de conhecimento para acadêmicos, profissionais, atletas e paratletas através de cursos e clínicas semestrais.  

 

A atual gestão de negócios para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento necessita do desenvolvimento da política pública de ação do governo federal, pois esta proporciona oportunidades de parcerias com a iniciativa privada e conduz de forma clara e objetiva o desenvolvimento do desporto olímpico e paraolímpico.

 

Sendo assim torna- se eminente a realização do contrato de gestão para manter o desenvolvimento das atividades propostas pelo Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia - CTARA, na Fundação Vila Olímpica Danilo Duarte de Matos Areosa em Manaus.

 

 

Empregos Gerados:

 

30 gerados

 

Público Alvo

 

População do Estado do Amazonas 

 

Valor Total

 

R$ 1.888.122,01

SIGA A AADES
Fique Informado