Manaus, 30 de Janeiro de 2023
Processos Seletivos Portarias Licitaes Compras Diretas Legislaes Multimdia Transparncia
Newsletter
Projetos E Programas
Enviar por e-mail Imprimir
Projeto de Apoio s Atividades nos Centros Estaduais de Convivncia da Famlia e do Idoso na cidade de Manaus CAFs

Objetivo

 

Apoiar ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das famílias, idosos, pessoas com deficiência e demais segmentos, promovendo a integração dos beneficiários do projeto entre si, juntamente com seus familiares e a comunidade em geral, por meio de atividades esportivas, culturais e atendimentos de reabilitação fisioterápica.

 

 

Justificativa

 

O Estado do Amazonas apresenta um total de 648.694 habitantes em situação de extrema pobreza, sendo que na capital, Manaus, concentra aproximadamente 17,26% destes habitantes, o que corresponde, a cerca de, 111.987 pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, de acordo com os dados estatísticos apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010).
 
 
Neste cenário, é mister que se realize trabalho integrado e articulado entre diversas esferas governamentais a fim de atender a demanda da população em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio de serviços que promovam a prática de atividade esportivas e de lazer, socioculturais, educação, assistência social, fisioterapêuticas, considerando os direitos a proteção social pública de seguridade social e a defesa da cidadania dos usuários dos Centros de Convivência, objetivando contribuir para melhoria de qualidade de vida. 
 
 
A promoção dos direitos fundamentais, garantidos em constituição, é de extrema importância para a construção de uma nova identidade da população brasileira. A implantação de políticas públicas que promovam o apoio às famílias, idosos, crianças, pessoas com deficiência, e, sobretudo, àqueles que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social e o seu reconhecimento enquanto agente social ativo e alvo de políticas públicas, apresenta-se como fator decisivo na busca por soluções para assegurar os direitos sociais e individuais inerentes ao pleno desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
 
 
Os Centros de Convivência da Família e do Idoso foram criados com o objetivo de promover melhoria da qualidade de vida do público–alvo atendido pelo projeto, por meio da prática de atividades socioeducativas, esportivas, culturais, fisioterápicas, de lazer, em parceria interinstitucional estabelecida entre o Governo Estadual, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania – SEAS, Secretaria de Estado de Cultura – SEC, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM, Secretaria de Estado de Saúde – SUSAM e Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social – AADES. Essa última é um braço do Governo do Estado, criada pela Lei n° 3.583, de 29 de dezembro de 2010, e efetivada pelo Decreto n° 30.988, de 14 de Fevereiro de 2011.
 

 
Os Centros de Convivência da Família têm como missão a promoção de convivência familiar e comunitária dos indivíduos e grupos através da prática de atividades socioeducativas, esportivas, culturais e fisioterápicas supervisionadas e orientadas, além de outras com vistas a estimular a geração de renda, mantendo a família na centralidade das ações preventivas, visando melhoria na qualidade de vida da comunidade.

 

 
A prática de atividades esportivas nos Centros de Convivência faz parte da política pública de atendimento à Política Nacional do Esporte. Tais atividades estão em consonância com os direitos fundamentais de todo cidadão. Ademais, a execução das demais atividades nos Centros visa favorecer os direitos de cidadania e melhoria na qualidade de vida, ampliando a rede de ações de políticas públicas voltadas à população.
 
 
No Centro de Convivência Estadual do Idoso – CECI é dada maior ênfase nos serviços destinados ao segmento da terceira idade (palestras motivacionais, atendimento psicossociais, exames antropométricos e fisioterápicos e demais atividades), os quais são estendidos, também, aos familiares. No Centro de Convivência do Mutirão as atividades focam, prioritariamente, a prática da modalidade de esportes radicais, enquanto que no Centro de Convivência da Aparecida o destaque é para as atividades de reabilitação fisioterápica.
 
 
Diante do exposto, buscando alternativas para propiciar um atendimento de excelência que visem um trabalho esportivo e de lazer a fim de promover transformações positivas na vida dos indivíduos atendidos pelo projeto em tela, com melhorias no âmbito físico, psicológico e social, propõe–se a implementação e execução do projeto em tela, o qual terá como locais de realização das ações aqui propostas os Centros de Convivência da Família dos bairros do Mutirão (Amazonino Mendes I, II e adjacências); Cidade Nova, Aparecida, Santo Antonio, Raiz e Japiim. 
 
 
 
Empregos Gerados:
 
93 gerados

 
Público Alvo
 
População do Estado do Amazonas 
 
 
Valor Total
 
R$ 7.025.590,92
 
 
SIGA A AADES
Fique Informado