Objetivo
O projeto de Adesão ao Plano Nacional de Implantação de Organizações de Procura de Órgãos e Tecidos – OPO tem como objetivo intensificar a busca de doadores de órgãos e tecidos e aumentar o número de transplantes no Estado.
Justificativa
No Amazonas, há déficit de doador cadáver para atender a fila de 477 pessoas que aguardam transplante renal. A partir de uma busca ativa de órgãos pela OPO, será possível diminuir a fila de espera e diversificar para outros tipos de transplantes, como fígado, que não são realizados em nosso Estado. A organização de Procura de Órgãos terá sede em Manaus, na Fundação Hospital Adriano Jorge. Espera-se ampliar o número de transplantes em nosso Estado, oferecendo uma melhor qualidade de vida a esses pacientes.
O projeto vai ajudar na capacitação de médicos intensivistas, neurologistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais, psicológicos, conforme modelo OPO, operante em outros Estados e de acordo com o proposto pelo Ministério da Saúde. Também atuará na capacitação da Central de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos- CNCDO, dos recursos humanos das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes -CIDOTTs existentes, em temas como a Identificação de Potencial doador, Abordagem Familiar, Diagnóstico de Morte Encefálica, Manutenção do doador, Retirada de Órgãos, e no apoio aos familiares do doador.
Público Alvo
477 pessoas que aguardam transplante renal
Metas
1. Ampliar em 30% a captação com transplante de órgãos no Estado do Amazonas no primeiro ano do projeto.
Empregos gerados
15 empregos gerados
Valor total
R$ 787.663,60