Manaus, 30 de Janeiro de 2023
Processos Seletivos Portarias Licitaes Compras Diretas Legislaes Multimdia Transparncia
Projetos E Programas
Projeto de Otimizao do Atendimento ao Cidado na Policia Civil

Objetivo

Aprimorar e otimizar as atividades de atendimento ao público e demais serviços oferecidos pela Polícia Civil à população Amazonense

Justificativa

O Estado do Amazonas por apresentar características atípicas como fronteiras que abrangem imensos territórios compreendidos por áreas de segurança nacional, espaços comprometidos com limitação de terras indígenas, zonas de garimpo, área de preservação, zonas estratégicas, no que diz respeito a crimes tornou-se rota do narcotráfico, e aliado ao crescimento da violência apresenta como cenário preocupante o aumento da criminalidade.

Oportuno salientar as consequências diretas e indiretas à população no que se refere a problemas concentrados na capital e regiões metropolitanas que se relacionam com desafios de crescimento populacional, desenvolvimento econômico e cultural. A polícia civil, por meio do referido projeto propõe aprimorar as atividades de atendimento ao público e demais serviços oferecidos pela polícia civil nos Distritos Integrados de Polícia (DIP’S) delegacias especializadas e institutos do departamento de polícia técnico-científica, de forma a atender às políticas, dentre elas a de segurança pública, considerando a importância dos dados obtidos somados a escolha da cidade de Manaus como sub - sede da copa do mundo de futebol de 2014.

A Polícia Civil do Estado do Amazonas considerando tal cenário solicitou ao chefe dom poder executivo estadual, a criação de cargos no quadro de pessoal permanente da referida pasta além da realização de concurso público, encaminhando um anteprojeto de lei, que se encontra em análise na Casa Civil do Governo do Estado.
Entretanto, conforme destacado anteriormente, a demanda por segurança cresce de maneira acelerada, forçando o gestor a buscar opções de gestão com objetivo de atender às necessidades e interesses da população.

Diante do exposto, mostra-se como opção legal e coerente, a ampliação do quadro efetivo da Polícia Civil nas atividades efetivamente ligadas a sua área fim, qual seja, a segurança pública, buscando apoio para o desenvolvimento das atividades meramente auxiliares e administrativas.

Assim, o projeto em questão tem por objeto a reestruturação da Polícia Civil, visando à otimização dos serviços prestados a comunidade amazonense, por meio do aprimoramento das atividades de atendimento ao público e demais serviços oferecidos.

Público Alvo

Atender à demanda da sociedade por um atendimento de melhor qualidade, ressaltando o apoio ao Programa Governamental "Ronda no Bairro" que ampliou significativamente o número de DIP'S. Igualmente, Manaus foi escolhida como uma das cidades sub – sede da Copa do Mundo de 2014.

Estágios Gerados

400 gerados