Objetivo
Apoiar as ações de proteção e implementação das unidades de conservação estaduais na área de influencia do gasoduto Coari-Manaus.
Justificativa
A conservação da biodiversidade é um componente estratégico para o desenvolvimento sustentável no Estado do Amazonas. A concretização de práticas conservacionistas, por meio de Unidades de Conservação implica em adotar mecanismos que fortaleçam o sistema de gestão com instrumentos de governança destinados a proteger atributos relevantes que justificaram a criação dessas áreas garantindo o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado emanado no atr. 225 da Constituição Federal.
O atual sistema de unidades de conservação do Amazonas é composto de 74 unidades de conservação, sendo 42 estaduais, com aproximadamente 19 milhões de hectares e 33 federais, cobrindo uma área de mais de 38 milhões de hectares ou aproximadamente de 25% da área do estado do Amazonas.
As 42 Unidades de Conservação Estaduais cobre áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade e manutenção dos modos de vida tradicionais. A criação dessas áreas foi feita a partir de estudos biológicos, sociais e consultas públicas, que objetivaram identificar a categoria de Unidade de Conservação mais apropriada para cada contexto socioambiental e fundiário.
Empregos Gerados
14 gerados
Público-alvo
População do Estado do Amazonas
Valor Total
R$ 6.942.258,23