Manaus, 30 de Janeiro de 2023
Processos Seletivos Portarias Licitaes Compras Diretas Legislaes Multimdia Transparncia
Newsletter
Projetos E Programas
Enviar por e-mail Imprimir
Projeto Vidativa

Objetivo

 

Apoiar ações para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa e envelhecentes através de atividades inclusivas na área do desporto, recreação e lazer, promovendo a educação para o envelhecimento, a independência física e o protagonismo da pessoa idosa.

 

 

  • Subsidiar a independência física e o protagonismo através de atividades biopsicossociais com Psicólogo, Assistente Social, Profissional de Educação Física, Dança e Fisioterapia;

 

  • Identificar diferentes métodos que incentive a participação do idoso nas atividades físicas, desportivas e recreativas e a participação nas palestras educativas das demais áreas.

 

  • Viabilizar o atendimento individual nas áreas de Fisioterapia, Serviço Social e Psicologia;

 

  • Executar atividades que estimule a interação família x pessoa idosa.

 

  • Realizar eventos de capacitação da Equipe Multiprofissional e Coordenadores dos núcleos visando o melhor atendimento à pessoa idosa.

 

 

Justificativa

 

 

O Brasil apresenta um crescimento populacional acelerado, consequentemente um crescimento considerável do número de pessoas idosas no país. Segundo dados do IBGE atualmente são 15 milhões de idosos no Brasil, essa realidade estatística no Amazonas corresponde a 255 mil idosos com 60 anos dos 3.807.923 habitantes do Estado.

 

Considerando a Política Nacional do Idoso – PNI estabelecida pela Lei 8.842/1996 e o Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003) e a Política Estadual do Idoso ( Lei n° 2.887 de 4 de maio de 2004) a Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer vêm desenvolvendo ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas através do Projeto Vidativa, onde em 2014 verificou-se a necessidade de ampliação, transformando os grupos de idosos em núcleos de atendimento do referido Projeto a fim de cumprir o fortalecimento da rede de Proteção à Pessoa Idosa no Amazonas no aspecto que compete à Secretaria de Estado, Esporte e Lazer, ou seja, esporte e o lazer.     

 

 

Empregos Gerados:

24 gerados

 

Público Alvo

População do Estado do Amazonas 

 

Valor Total 

R$ 3.020.575,77

    

 

SIGA A AADES
Fique Informado